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Benefícios de praticar Pilates

O Pilates é um exercício muito conhecido, porém nem todos conhecem seus pontos positivos e melhorias que ele trás à saúde e ao corpo.

Joseph Pilates foi o criador do Pilates, originalmente chamado de ‘’Contrologia’’ (que significa o controle do corpo pela mente). Este é o principal objetivo do exercício, baseado em 6 princípios básicos:

  1. Concentração – deve-se ficar o mais concentrado possível para garantir que os movimentos sejam feitos com a maior eficácia possível.
  2. Controle – procura-se aprimorar a coordenação motora durante os movimentos, dando ao corpo um padrão suave e evitando contrações musculares desnecessárias.
  3. Precisão – esta é imprescindível para o equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados.
  4. Centro – também como conhecido como Power House, é o foco de todos os exerc na estabilização do tronco, que se dá pelo fortalecimento da musculatura, promovendo melhor alinhamento postural.
  5. Respiração – a respiração sincronizada com a realização do movimento é um fator primordial da técnica.
  6. Fluidez – dar leveza ao exercício, com movimentos controlados e sem impactos pesados.

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse. Todos os exercícios do pilates tem por objetivo fortalecer a musculatura do abdômen, promover a mobilidade das articulações, reeducação do movimento, melhor consciência corporal, melhora da postura, e músculos alongados e tonificados.

Benefícios do Pilates:

  • Aumento da Resistência Física e Mental
  • Aumento da Flexibilidade
  • Corrige Problemas Posturais
  • Aumento da Concentração
  • Tonifica a Musculatura
  • Melhora a Coordenação Motora
  • Promove menor Atrito nas Articulações
  • Alivia Dores Musculares
  • Ajuda a Melhorar a Respiração e a flexibilidade
  • Auxilia a Prevenção Contra a osteoporose
  • Promove Relaxamento, o Bem-estar e eleva a Autoestima
  • Elimina Toxinas e facilita a Drenagem Linfática
  • Melhora a postura e a Resistência Muscular
  • Expande a Consciência Corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os Músculos Abdominais
  • Equilíbrio de todas as Funções do Corpo

Quem deve praticar:

Alguns grupos de pessoas, como gestantes, idosos, crianças, homens, atletas e corredores tem benefícios específicos ao praticarem o Pilates. Assim como portadores de patologias na coluna, hipertensão, doença de Parkinson, ou que estão em recuperação pós-AVC.